Eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo site de noticias Terra, a Catedral de Pedra de Canela é sem dúvida alguma, um dos pontos turísticos mais lindos da Serra Gaúcha, ela ganhou após a indicação, um sistema de iluminação externa.
Atualmente, à noite, é possível contemplar espetáculos de luzes e som, que faz parar turistas e moradores da Cidade de Canela. No período de Natal, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, este é o nome da conhecida Catedral de Pedra, ganha uma série de espetáculos, entre eles a descida do Papai Noel, de rapel, do alto da torre.
Mas é preciso preservar e cuidar, por sua beleza, por sua importância para a cidade e por ser uma construção grandiosa em estilo gótico. Sendo assim, reiniciou nesta quinta-feira, 30 de julho, a segunda etapa de limpeza da Catedral, de acordo com o Padre Vanderlei Barcelos de Borba, que foi informado por Márcio, que é o responsável pela execução do trabalho, que levaria aproximadamente dez dias para ficar pronto. A primeira etapa teve inicio em março de 2020, quando foi realizada a limpeza e a impermeabilização das laterais e na parte de trás da Catedral, porém o trabalho precisou ser interrompido, devido a pandemia que assolou o país, ficando somente a parte da frente (Torre), para finalizar.
O Padre informou também que o relógio da Catedral chegará no dia 11 de agosto e será colocado na torre, ainda no dia 11, ele foi restaurado e estará funcionando perfeitamente.
A Catedral está localizada no centro da cidade de Canela, sua torre tem 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, ela é vista de longe. O idealizador da igreja foi o cônego João Marchezzi, que está sepultado no interior da igreja. Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira de Canela.
Fotos Alexsander Siqueira