O programa Médico no Interior, aplicado pela Secretaria de Saúde de Canela, começa sua temporada deste ano na próxima segunda-feira (9), na Escola Balduíno Boelter, na Linha São Paulo. Para se consultar, basta o morador da localidade (ou de qualquer outra próxima) ir à escola portando o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), sem necessidade de agendamento prévio.
O clínico-geral Alex Soassem, responsável pelas consultas, atenderá por ordem de chegada, do início ao fim da tarde. Ainda no local, os pacientes passarão por uma triagem e, dependendo do caso, poderá haver encaminhamento para procedimentos fisioterápicos ou cirúrgicos, entre outros, que somente são realizados na cidade.
Para que o programa possa levar o especialista ao maior número de pessoas do meio rural, haverá escala semanal. Conforme o calendário estipulado pela Secretaria de Saúde, Linha São Paulo (Escola Balduíno Boelter), Morro Calçado (Escola Zeferino José Lopes) e Linha Chapadão (Escola Santos Dumont) centrarão os atendimentos.
“A grande maioria dos problemas de saúde pode é resolvido com a consulta, e isso é muito bom porque o morador rural não precisa se deslocar à cidade, o que toma muito tempo e atrapalha a sua rotina”, diz o secretário de Saúde Vilmar Santos.
CALENDÁRIO DAS PRIMEIRAS CONSULTAS – MÉDICO NO INTERIOR
Dia 9 de março – Linha São Paulo
Dia 16 de março – Morro Calçado
Dia 23 de março – Chapadão
Dia 30 de março – Linha São Paulo
Dia 6 de abril – Morro Calçado
Dia 13 de abril – Chapadão