O secretário Gilberto Tegner, o Tolão, fez uma apresentação na segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores, sobre os três anos de gestão à frente da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e projetos para o futuro. Inicialmente, ele salientou a pacificação política idealizada pelo prefeito Constantino, ao qual agradeceu tanto a oportunidade quanto a parceria durante este tempo, além de agradecer o apoio dos vereadores sempre que solicitados, e se colocou à disposição para mais esclarecimentos sobre os assuntos apresentados.
Tolão explanou sobre a estrutura das escolas da rede municipal, que agrega 13 de ensino fundamental, que envolvem 2692 estudantes; dez de educação infantil, com 1.130 alunos, e nove conveniadas, com 1.038 crianças, além de 157 na educação de jovens e adultos, totalizando 5.017 alunos. O levantamento de número de alunos de escola por escola, separando ensino fundamental e educação infantil também foi destacado pelo secretário. “Avançamos e muito na educação infantil, tanto no modelo de convênios ou nesse modelo que criamos que é a gestão compartilhada. Os dois modelos são bons, o custo adequado e a gente consegue atender a população” ponderou.
MAIS VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na sua apresentação, Tolão destacou as 911 vagas criadas pela secretaria ao longo desta gestão, explicando que esse aumento pôde ser realizado com a readequação das escolas existentes e a implantação de cinco novas escolas: Ernesto Dornelles (onde está sendo construído o novo prédio para educação infantil e foi recuperado o prédio superior); Diva Pedroso da Cunha (foi concluído o prédio e já está em funcionamento); Adriana Spall/Convênio ADPECS (já em funcionamento); a EMEI Lucimara Basei/Convênio AECF (bairro São Lucas), que teve suas atividades iniciadas em 6 de janeiro, e a EMEI Carmen Schlieper/Convênio Associação Comunitário Educativa de Assistência e Infância (bairro Dante), inaugurada em 6 de janeiro.