Espetáculo tem elenco formado por mais de 100 crianças de escolas de Canela
Canela, está pronta para receber o Papai Noel. Com sua Fábrica de Sonhos funcionando a todo vapor, o 32° Sonho de Natal terá a primeira exibição de um dos seus espetáculos mais marcantes, a Chegada do Papai Noel, neste sábado, 16, a partir das 20h. O show de artes integradas explora um dos cenários mais atrativos do Brasil, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.
Com a participação de orquestra, grupo vocal, coral infantil, elenco, bailarinos e alpinistas, o Bom Velhinho vai chegar do alto da torre de 65 metros da Catedral de Pedras. Iluminação e efeitos especiais criam um clima mágico para trazer o Papai Noel ao encontro do seu público.
Para a 32ª edição, a organização lançou um desafio: formar o elenco basicamente por crianças. Estarão em cena 160 pessoas, além das equipes de operação e montagem. Ao todo, mais de 400 pessoas estarão envolvidas na organização. “Com exceção do Papai Noel, o elenco é todo infantil. Serão 111 crianças cantando, dançando e interpretando. O espetáculo será um grande presente de Natal de Canela para a comunidade e os milhares de visitantes. Não apenas físico, mas sentimental. Vai mexer com o sentimento do público”, diz o diretor artístico do Sonho, Elias da Rosa.
ESTRELAS DO SONHO
Para construir o espetáculo com um elenco infantil, o Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela criou o projeto Estrelas do Sonho. O programa cultural ensina teatro, expressão corporal e música para alunos de 10 escolas locais. Os ensaios ocorrem desde agosto. “O maior desafio foi criar um espetáculo composto apenas por crianças e adolescentes, substituindo o elenco tradicional de atores e bailarinos por alunos da comunidade. Quem sabe, surjam atores, bailarinos, cantores e músicos de uma nova geração”, destaca o diretor de Cultura, Tiago Melo, que é responsável pelo roteiro, concepção e direção de cena da Chegada do Papai Noel.
Os estudantes interessados em participar puderam aderir ao projeto e foram encaixados no espetáculo conforme suas aptidões. “Foi aberta a oportunidade para todos os alunos que quiseram participar, sem restrições. Uma das coisas mais gratificantes é saber que estamos dando oportunidades. Afinal, a grande maioria não possui acesso a arte. É um grande desafio porque eles não são bailarinos. Terão que enfrentar seus medos e superar o nervosismo”, afirma a professora de dança e coreógrafa, Alessandra Abrantes.
CARTINHA AO PAPAI NOEL
O espetáculo Chegada do Papai Noel conta a história da menina Laura. Com imaginação fértil, ela constrói uma fábrica de brinquedos em Canela, interior do Rio Grande do Sul. Os moradores do belo município serrano apenas desconfiam da existência, mas ninguém nunca pisou na fábrica mágica. Cheia de brinquedos, Laura escreve uma carta para o Papai Noel conhecer sua cidade encantada e ajudar a entregar os presentes no Natal. Quando chega a cartinha de Laura, o Bom Velhinho pede para sua estagiária visitar a cidade. Depois, recebe as melhores referências de sua ajudante, fica curioso para conhecer Canela e acaba mudando para a Serra Gaúcha com a missão de distribuir os brinquedos no Natal.
SERVIÇO
Em caso de chuva, o espetáculo será transferido para domingo, 17. O atrativo terá mais duas apresentações: 22 e 23 de novembro. Sempre a partir das 20h.
O SONHO DE NATAL
O 32° Sonho de Natal ocorre até 12 de janeiro de 2020. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Canela, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, com apresentação da Lei de Incentivo a Cultura e Parque Estadual do Caracol. O patrocínio é do Golden Propriedades de Lazer, Motormac, TCA Internet, Azul Linhas Aéreas, MotorMac, Corsan e Caixa Econômica Federal. São apoiadores a Brocker Turismo, Bondinhos Aéreos, Vinícola Jolimont, CVC, Sicredi e Vestena Hotel Canela. Colaboração: Mundo A Vapor, Caracol Chocolates, Stone Hall, Parque Terra Mágica Florybal, Água Mineral Gravatal, Alpen Park, Granja da Telha, Coca-Cola e Museu de Cera. Apoio Institucional: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal de Vereadores de Canela, REK Parking, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Agente cultural: 1ª Casa Produções.