O pizzaiolo Peterson Secco, de Canela, quebrou sua própria marca e atualizou o feito ao fazer uma pizza de 3,46 metros de diâmetro e 167 kg. Organizado pela Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS), o preparo da maior pizza do Brasil chamou a atenção hoje durante a Expointer.
A equipe de cerca de 15 pizzaiolos começou o trabalho ontem por volta das 15h na produção da massa, em alusão à Expointer e ao tradicional costelão, a pizza sabor cinco queijos (muçarela, gouda, gorgonzola, parmesão e requeijão), foi assada por seis horas na brasa de lenha. Foram utilizados 60 quilos de queijo, 20 litros de molho de tomate e 35 quilos de tomates fatiados distribuídos sobre a massa. Devido ao tamanho, um dos pizzaiolos precisou utilizar uma estrutura de rappel para acessar o centro da pizza. Coordenada por Peterson que tem um extenso currículo de cursos e títulos, a equipe contou com profissionais de Canela, Gramado, Campo Bom, Taquara, Rio Grande, Carazinho e Porto Alegre.
Após ficar pronta, a pizza foi distribuída para os visitantes, 1.200 pedaços foram servidos pontualmente ao meio-dia. Todo o processo foi homologado pelo Rank Brasil, empresa que atua registrando exclusivamente recordes brasileiros.
Sobre Peterson Secco
Peterson Secco administra três pizzarias em Canela, Abbiamo Fatto, Donnadina e The Petit, ele acumula um extenso currículo de pizzaiolo e empresário. Com sede por conhecimento e curiosidade por novas técnicas, o empresário foi colecionando cursos e títulos em competições. Entre suas conquistas estão o título de maior tempo de pizza acrobática do Brasil e um recorde no Guinness Book 2018, no qual Peterson e cerca de 400 pessoas se reuniram em Buenos Aires para fazer 11 mil pizzas em 12 horas. Recentemente, o empresário também participou da Olimpiadi della Vera Pizza Napoletana, em Nápoles na sede da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) concorrendo nas categorias verace pizza napoletana e gourmet.