Foram 16 monólogos, 4 oficinas, 4 bate papos, sessões de autógrafos e teatro, muito teatro, em 6 dias de intensa programação, tudo dentro do tema do evento “o palco e a transposição das questões sociais”.
Na Mostra Universitária, o júri popular escolheu como melhor monólogo “O Ninguém”, Cristian Bétran, do teatro Enredo de Caxias do Sul. Os atores Vinicíus Piedade, Fábio Vidal e Daniel Colin, que compuseram o júri, escolheram como melhor ator Marcio Moura, do monólogo “Reflexos da Opressão”; melhor pesquisa de linguagem e experimentação cênica para Kira Luá por “Universo imaginário microcosmo poluído”; e prêmio especial do júri pela orientação pedagógica, que resultou nos monólogos artísticos autorais “Reflexos da opressão” e para “Que feminilidade você se rende”, para a diretora Andrelise Santorum.
O melhor monólogo da V Maratona de Monólogos da Mostra Estudantil Concorrente é “Olga”, que levou também os troféus de melhor atriz para Edelweiss Ramos, o melhor texto ou roteiro com autoria da atriz e ainda, melhor direção para Luana Serrão.
Muita emoção na homenagem póstuma a atriz Maria Luiza Vilela Campos que participou da última Maratona atuando com texto próprio “Falando com Deus”, que nos deixou em fevereiro de 2015. Os filhos Pedro e Gabriel receberam o troféu confeccionado especialmente para o evento pela artista plástica Rita Gil.
Lisiane Berti, idealizadora da Maratona de Monólogos, sempre fala que acredita no teatro da resistência e da insistência e assim que foi a realização desta edição e ainda reforça dizendo: “retomar este evento é como voltar a um caminho que não foi explorado, que ficou incompleto. Pausas são necessárias para repensar escolhas e insistir na caminhada. Mesmo com obstáculos, em tempos intolerantes, a arte torna-se ferramenta necessária e precisa reverberar positivamente. Então caminhamos e reverbaramos. Seguimos.”
A VI Maratona de Monólogos, já tem data marcada e ocorrerá em julho de 2019.
A Maratona é uma promoção da Prefeitura Municipal de Canela através do Departamento de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura e realização do Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti .