Neste domingo (27), mesmo com a paralisação dos caminhoneiros e a falta de combustível no Brasil, aconteceu em Canela, a carreata em homenagem à Nossa Senhora do Caravággio, com benção aos fieis. Sendo assim com a Romaria Motorizada, que superou as expectativas da organização, encerrou neste domingo a programação da 58ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravággio de Canela, na Serra Gaúcha.
Canela encerrou hoje os festejos da Romaria e Festa, no Santuário de Caravággio
Contar um pouco da história da maior festa em homenagem a Nossa Senhora, que teve sua primeira Romaria em honra a Nossa Senhora de Caravággio de Canela em 1960, Angela Rigotto doou a imagem da Santa e o cônego João Marchezzi, pároco da cidade na época, que decidiu que Ela deveria ficar no Parque Saiqui, onde é o Santuário de Caravággio.
Na década de 60, foi construída a capela onde se celebravam as missas durante o ano todo e onde até hoje acontece os festejos, local em que os pagadores de promessas fazem suas homenagens à Santa de Caravággio e renovam seus pedidos. Em 2010, foi comemorado os 50 anos de Caravággio e desde então teve inicio a construção de uma grande Igreja, no alto do morro, que segue em construção com valores de doações e ações realizadas em prol da construção do novo santuário.
Com um publico de fieis emocionados, que seguem em procissão, a Romaria e Festa de Caravággio, acontece em um espaço que conta com 7,5 hectares de mata nativa, sempre sob os cuidados dos casais que realização diversas ações em prol do evento, que é promovido pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Festejos 2018
As atividades iniciaram no dia 12 passado, com a novena, que ocorreu, pela primeira vez, no Santuário, quando também foi inaugurada a gruta que faz parte da construção da Igreja. Já no dia 19, ocorreu a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, que apesar do frio e da chuva, reuniu mais de 7 mil jovens de Canela e outras cidades da Diocese de Novo Hamburgo, com programação voltada a eles. A Cavalgada da Fé, no dia 20, trouxe ao Santuário cerca de 200 cavalarianos que honraram o amor a Mãe de Caravággio, numa linda Missa Crioula. A Romaria a Pé, no dia de Nossa Senhora de Caravággio, 26 de maio, reuniu milhares de pagadores de promessas, que realizaram o percurso de 7km, agradecendo graças alcançadas e muitos que participam anualmente por pura gratidão, agradecendo por mais um ano de saúde, de trabalho, de paz na família. Motivos para dar graças a Maria não faltam aos fiéis.
O Pároco Padre Varnei Hinterholz afirma que “o evento ocorreu dentro das expectativas e nos deixa a lição de que quando se quer algo, sempre buscamos um jeito de conseguir. As dificuldades e imprevistos fazem parte da vida e nos ajudam a crescer e, assim foi nosso evento, que contou com chuva, frio e neste fim de semana toda a situação do Brasil, mas mesmo assim foi um grande evento com belas manifestações de fé.”
Fotos e vídeo: Alexsander Siqueira