A Secretaria de Educação, realiza o Programa de Triagem Auditiva Escolar, com a finalidade de avaliar e realizar o monitoramento auditivo de crianças do 1º ano, sendo os testes realizados no ambiente de convívio diário da criança, facilitando o acesso à avaliação.
O processo é desenvolvido pelas fonoaudiólogas Ana Paula B. Cardoso e Priscilla X. Machado Toleto.
As dificuldades ou distúrbios de aprendizagem podem ter como fator causal, alterações nos aspectos perceptivos auditivos, o que leva à importância da triagem auditiva em níveis escolares para preveni-los e/ou evitá-los em toda a sua vida escolar.
O objetivo desta triagem é testar a capacidade limiar auditiva dos alunos de rede escolar, sendo encontradas alterações, os alunos serão encaminhados para o sistema de saúde para que possam fazer o acompanhamento devido.
O Secretário de Educação Gilberto Tegner, o Tolão entende que a audição é fundamental para o desenvolvimento da comunicação e para a aprendizagem. “Os problemas auditivos nem sempre são percebidos e atrapalham o desempenho escolar. Esta triagem detectará um problema precoce, como otite, tampão de cera, ou outras ocorrências, se necessário os alunos são encaminhados imediatamente ao sistema de saúde para um atendimento e isso não prejudicará seu aprendizado” comentou.