Uma campanha que já nasceu consolidada. Assim foi o Verão em Canela, que ocorreu de 13 de janeiro a 31 de março. Foram 78 dias de muita promoção, descontos, atrações culturais e diversão. 42 estabelecimentos, entre hotéis, pousadas, comércio, restaurantes, parques, veículo de comunicação e instituição de ensino participaram e provaram o porquê de Canela ser tão atrativa no Verão quanto é no inverno. O objetivo de reduzir a sazonalidade a atrair mais visitantes para Canela e região na estação mais quente do ano, além de ter sido concretizado, movimentou a economia local, incrementando o turismo e gerou um gás a mais em tempos de crise.
Provamos que qualquer momento é bom para estar em Canela, não somente no inverno. Ganhamos todos em fazer esta promoção. Sem dúvida foi só o começo, para o ano que vem e nos próximos virmos com mais força”, disse o presidente da ACIC- Associação Comercial e Industrial de Canela, Alexandre Dapper.
O vice-presidente do Fundo de Turismo, Ditmar Belmann comentou que “o ponto principal do Verão em Canela foi manter o destino, que era considerado de inverno, em alta também no Verão. A meta – mais que cumprida – da campanha era incrementar o turismo de Canela e região, neste período de baixa temporada. Todos os empresários que aderiram estão felizes com os resultados. Tivemos espaços importantes em veículos de comunicação, o que repercutiu no aumento do fluxo turístico, fato que pode ser comprovado pelos dados dos números do pedágio. Queremos para o próximo ano reverter ainda mais a sazonalidade e seguir, de forma mais consistente ainda, a proposta do Verão em Canela”.
Quem também relatou sua satisfação em ver o projeto sendo concretizado foi o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches. Para ele “a campanha foi um momento de levar não somente ao turista, mas ao canelense a satisfação de viver numa cidade rica em atrativos e cultura. Sem dúvida a cada ano o evento será melhor que no ano anterior, porém nesta primeira edição destacamos o empenho de todos os envolvidos em promover a superação e alavancar o turismo na temporada de verão. Estamos satisfeitos e com a sensação de dever cumprido”, disse. Um dos dados que podemos afirmar que os meses e janeiro e fevereiro, houve um crescimento de 20,19% e 28,00%, respectivamente em relação ao mês anterior, o que é um excelente crescimento.
“Foi uma iniciativa inédita, gratuita e interessante. Tivemos aos sábados e domingos também sempre atrações de música, teatro, artes e atividades culturais que mostraram todo o potencial artístico da cidade. Os eventos culturais todos foram muito bem prestigiados e isso nos dá ânimo em seguir. Sem dúvida para as próximas edições, se solicitada, a Fundação Cultural participará e apoiará com muito gosto”, afirmou a presidente da fundação Cultural, Glenda Viezzer.
Em 2018 o Verão em Canela acontecerá de 20 de janeiro a 15 de março de 2018, e já está sendo elaborado o planejamento da próxima edição.
A campanha Verão em Canela foi uma realização da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, com apoio da Fundação Cultural de Canela e Prefeitura de Canela.