O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, foi o responsável por dar o sinal de largada para a Rústica que marcou o início das competições da 24ª Olimpíada Estudantil de Canela – Olimpec, na manhã desta quarta-feira (3), na Praça João Corrêa. Mas antes da prova, autoridades municipais, diretores, professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram da solenidade de abertura da Olimpec, durante evento realizado no Multipalco da praça central. Na ocasião, o jovem Fernando Ferreira, aluno da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, que foi o representante de Canela na final do atletismo do JERGS 2016, foi convidado para acender a Chama Olímpica em nome de todos os estudantes canelenses.
Na sequência, a aluna Júlia Gross, da Escola Municipal Severino Travi, foi chamada ao palco para fazer o juramento representando todos os atletas de Canela. “O esporte segue o exemplo da vida, onde se ganha e se perde. Mas independente do resultado, lembrem sempre que vocês (alunos) estão representando suas escolas e as suas famílias”, disse Orsolin. Já o secretário de Educação, Gilberto Tegner, lembrou que o esporte deve ser utilizado como um mecanismo agregador. “No momento em que estamos competindo, já vencemos”, comentou Tegner. O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, também prestigiou a abertura da Olimpec. “Temos que incentivar a prática esportiva aos nossos jovens”, avalia Cezar.
DIVERSAS MODALIDADES
Para encerrar o ato, todos os estudantes presentes foram convocados para um abraço coletivo, valorizando o verdadeiro espírito esportivo. Logo após, os alunos correram a Rústica pelas ruas centrais da cidade, envolvendo disputas pelas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. Ao longo do ano a Olimpec ainda contará com campeonatos pelas modalidades Futsal, Atletismo, Voleibol, Basquete, Handebol, Xadrez e Badminton.