A cidade de Canela conta desde 2005, com Conselho Municipal do Plano Diretor (CMP) para nortear como deve ser seu crescimento e funcionamento, garantir a qualidade de vida dos moradores e definir áreas de proteção ambiental e critérios para a instalação de atividades econômicas ou grandes empreendimentos.
O Conselho Municipal do Plano Diretor (CMP) nasceu da Lei complementar 07 de 2004, que regula as construções no espaço urbano, em 17 de março de 2005, ocorreu a nomeação dos primeiros conselheiros. Em 10 anos de história, o órgão acumula mais de 3.168 processos que já passaram pela análise do CMP.
Nesses 10 anos ativos sem interrupção de atividades e nesse período foi revisado três vezes. Após o projeto de Lei ser elaborado, é enviado para a Câmara para aprovação e depois o prefeito sanciona, tornando-se Lei Complementar.
A Secretaria do Meio Ambiente, Trânsito e Urbanismo é a responsável por gerir esse processo, interagindo com a atual realidade da sociedade.
O Conselho é um importante canal de participação da sociedade nas decisões administrativas relativas à política urbana do município. É composto por representantes do poder público, da sociedade civil e de moradores de todas as regiões administrativas da cidade.