Nesta modalidade o esportista deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível com o auxílio de um mapa e de uma bússola. O objetivo é completar o trajeto estabelecido no menor tempo possível marcando sua presença em todos os pontos de controle.
O mapa entregue aos participantes é composto por informações topográficas do terreno, marcas de partida e chegada, pontos de controle e trajetos sugeridos. O outro equipamento essencial é a bússola que permite aos atletas compreender o mapa e se guiar pelo terreno.
No Brasil hoje existem 12 Federações Estaduais de Orientação que compreendem 14742 atletas. Crianças a partir de 10 anos já podem participar do esporte e até mesmo portadores de deficiência física enquadrados nas regras do Comitê Para-Olímpico. Para esta última categoria o esporte é chamado de Orientação de Precisão.
A Orientação surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.
O próximo passo da Confederação Brasileira de Orientação é a inclusão da modalidade nos jogos olímpicos. Neste ano acontecerá o Campeonato Mundial Master de Orientação, no início de novembro. O World Masters Orienteering Championships (WMOC) acontece entre os dias 01 a 08 de novembro de 2014, no sul do Brasil, em Porto Alegre, Canela e São Francisco de Paula.
O Mundial Master de Orientação é uma realização da International Orienteering Federation (IOF) e da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). Realizado em Canela, com provas em Porto Alegre e São Francisco, o evento tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e do Lazer, das Prefeituras de Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Esporte, do Comando Militar do Sul e Força Aérea Brasileira. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é patrocinadora do campeonato.