Canela se prepara para receber mais de 50 países

DESTAQUE ESPORTES

10414605_329460930542149_3402570425714344418_n

Pela primeira vez, um Mundial de Orientação será realizado na América do Sul. E foi Canela o local escolhido para sediar o evento que trará atletas de mais de 50 países à Serra Gaúcha.

Para receber o evento, a cidade já começa a se preparar. Na última quarta-feira, dia 23 de julho, o prefeito de Canela, Cléo Port, recebeu em seu gabinete o presidente da Confederação Brasileira de Orientação, José Otávio, para falarem sobre a “Hospitalidade no World Masters Orienteering Championships” (WMOC 2014), que ocorrerá entre os dias 1 e 8 de novembro.  

O esporte deverá trazer grande visibilidade para o município, já que no momento existem cerca de 2 mil atletas inscritos, de países como Canadá, Rússia, Finlândia, Lituânia, Argentina, etc. Só a delegação da Noruega, por exemplo, já confirmou a presença de 200 corredores.

Mas o que é orientação?

curso_orientacao
Um mapa, uma bússola na mão, muita disposição e uma área grande e desconhecida. Pronto, você já pode começar a praticar corrida de orientação. Mas o que seria isto? Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados em um determinado terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.

Além disto, é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, com isso criou-se o conceito da preservação do meio ambiente entre seus praticantes.

Existem diversas modalidades, como orientação pedestre, orientação em bicicleta, orientação para atletas especiais e orientação eqüestre, entre outras.

Apesar de tudo, não é tão simples quanto parece. A característica própria da Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades como leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc.

Ou seja, não basta ter apenas os equipamentos necessários. Por trás de uma prova, existe toda uma equipe para organizá-la, mapear a área, distribuir os pontos de controle e garantir a segurança dos participantes.

— É muito importante que toda a rede hoteleira e gastronômica da cidade esteja preparada para bem receber estes visitantes estrangeiros, já que a imagem de Canela será divulgada para vários lugares do mundo — ressalta o prefeito Cléo Port.

Além do Prefeito, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Departamento de Comunicação, representantes do Hotel Pampas da Serra , Grupo Austral e Agência Felini Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *