A série Guias Básicos de Línguas, produzida e distribuída pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre (SMTUR) para ajudar trabalhadores das áreas de hotelaria, gastronomia, comércio, transporte e que atuam no aeroporto a se comunicarem com estrangeiros, será adotada definitivamente pela cidade de Canela, na serra gaúcha.
Em reunião nesta quarta-feira, 16, com o secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes, o secretário municipal de Turismo de Canela, Leandro de Oliveira, apresentou um retorno da parceria que permitiu à cidade serrana reproduzir os livretos impressos durante a Copa.
— Foi ótimo contar com esse apoio, que foi muito importante para Canela e bem-recebido pela nossa hotelaria, pela rede de restaurantes, postos de gasolina e o comércio local — enfatizou Leandro.
Canela fez uma impressão inicial de 15 mil exemplares, utilizados também pela equipe do órgão municipal no quiosque receptivo que a cidade montou no Salgado Filho durante o Mundial.
— É o tipo de ação que ajuda o desenvolvimento do turismo regional, e a excelente recepção que Porto Alegre fez aos visitantes na Copa repercutiu para as demais regiões do Estado — acrescentou o secretário.
Os Guias Básicos de Línguas foram editados pela SMTUR nas versões português/inglês e português/espanhol, com diálogos comuns ao cotidiano de quem trabalha em cada uma das cinco áreas de atividades, com frases simples e de fácil entendimento.
Este guia também é utilizado na Intendência de Maldonado, no Uruguai, dentro do acordo de cooperação para intercâmbios e ações conjuntas nas áreas de divulgação e qualificação.