Existem várias opções de entretenimento em Canela durante o verão. Entre as principais rotas turísticas do município, as mais adequadas para a época do ano são as trilhas naturais, que englobam cascatas, canyons e montanhas. Juntos, compõem uma geografia muito peculiar, e prometem tornar as férias de verão inesquecíveis.
O roteiro começa pelo Parque da Cascata do Caracol, que abriga uma das mais espetaculares cascatas do país. Ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Sul e eleita a segunda maravilha do estado, sua queda livre é de 131m. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadaria que conduz à base da Cascata. O Parque está localizado a 7km do centro de Canela, na RS-466.
Próximo, fica o Parque Municipal do Pinheiro Grosso fica. A araucária, que deu nome ao estabelecimento, possui cerca de 700 anos. O “pinheiro grosso” tem 48 metros de altura, 2,75 metros de diâmetro e 7,5 metros de circunferência – medidos a 1,2m da raiz. São necessárias cerca de 12 pessoas para fechar um círculo em volta da árvore. O Parque conta com passarela e deck de observação até o Pinheiro Grosso, bilheteria, administração e sanitários. Para os mais aventureiros, passeios pelas trilhas permitem a observação da fauna e flora local.
No Parques da Serra é possível conferir diversas paisagens em uma estrutura composta por três estações interligadas por bondinhos aéreos (teleférico), de tecnologia suíça. Eles permitem ao visitante contemplar a Cascata do Caracol e a natureza deste vale por um ângulo privilegiado. O passeio segue pelo Parque da Ferradura, com trilhas ecológicas de 10 min a 2 horas de duração. Há mirantes para o Rio Caí, em forma de ferradura, e para a cascata do arroio Caçador, em um canyon de 420m de profundidade.